Homenagem




            Manuel de Oliveira Martins nasceu a 3 de Agosto de 1943 e faleceu no dia 27 de Setembro de 2010, com apenas 67 anos.
            Mais conhecido por Sr. Martins, este foi, sem dúvida uma das pessoas que mais valorizou e pôs em prática a verdadeira razão pela qual nos foi atribuído um dom tão precioso, como é a vida. Pormenores tão simples, que muitos de nós menosprezam, como é o caso de sermos fiéis a um bem maior, a um amor altruísta para que assim possamos ter uma consciência pura e verdadeira. E foi assim que este homem deu sentido à sua vida, ajudando sempre que possível o próximo, perdoando mesmo quando parecia não haver razão para tal e acima de tudo levar para a frente projectos que visavam um bem maior, como o enriquecimento cultural, a preservação dos direitos humanos e a inovação do meio onde vivia.
Neste seu percurso de vida, não teve apenas espaço dedicado ao Folclore, que era sem dúvida uma das suas grandes paixões, mas também teve espaço para a Política. Iniciou assim o seu trabalho no âmbito da política em 1977 como Presidente da Assembleia de Freguesia onde permaneceu até 1983, sendo que, simultaneamente, exerceu a função de Deputado Municipal até 2009. De 1985 a 2009 foi Presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova de Sande. Foi, também, Membro da Comissão Política Concelhia do PS.
As suas primeiras pegadas no mundo do Folclore Português começaram após a inauguração de uma das instituições da qual foi fundador em 1979, o Centro Social de Vila Nova de Sande, onde exercia as funções de presidente aquando do seu falecimento. E foi então, no ano de 1984 que aceitou presidir o Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande, onde foi, sem dúvida, uma mais valia. Isto porque, para além de ter uma personalidade que enquadrava perfeitamente no perfil de alguém digno de exercer tamanho cargo, estabilizando e apaziguando quaisquer conflitos, foi uma pessoa que sempre lutou por preservar as origens e as culturas dos seus antepassados, fazendo então deste grupo um dos mais conceituados e fidedignos da sua região. Mas não ficou por aqui. O seu gosto pelo folclore fez com que, este homem, se desse de corpo e alma a esta crença, a esta cultura popular. Foi então, um dos fundadores da União dos Grupos Folclóricos de Guimarães Federados na Federação do Folclore Português em 1994, sendo desde 2001 vice-presidente da Associação de Folclore e Etnografia da mesma região. Foi conselheiro técnico da Federação de Folclore Português, sendo o coordenador dos CTR da Região Baixo Minho-Ave desde 2004. É claro que, com todo este curriculum, não poderiam faltar os congressos e as actividades facultadas pela Federação nas quais participou e onde arrecadou grande parte do seu conhecimento folclorista. Exemplos disso, foram:
· III Congresso da FFP – Setembro de 1997 (Coimbra)
· I Congresso de Folclore e Etnografia do Minho – Outubro de 2002 (Guimarães)
· IV Congresso da FFP – Novembro de 2004 (Aveiro)
· IV Congresso Nacional da Juventude – Outubro de 2006 (Aveiro)
· Congresso Mundial de Folclore – Abril de 2007 (Espinho)
· Encontro Nacional de Conselheiros Técnicos – Novembro de 2009 (Águeda)
· V Congresso Nacional de Jovens – Novembro de 2009 (Guimarães), onde foi o organizador.
Também participou e levou o bom nome do seu grupo a várias Exposições de Trajes, de citar apenas uma que aconteceu em 1998 em Guimarães, onde ele participou directamente na sua organização. E foi desta forma, com todo este empenho e dedicação que este grande “Senhor do Folclore” conquistou condecorações, como é o caso do Diploma de Prata em Junho de 2002 e o Reconhecimento com Grau de Ouro em Maio de 2009.
E foi assim, com todo este trabalho, com toda esta sua luta e dedicação que, este grande folclorista, conseguiu o seu sonho de ver crescido o seu tão amado filho, o Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande, que agora se encontra de luto por esta grande perda, não só para nós, não só para o mundo do folclore, mas acima de tudo para o mundo de pessoas que o rodeavam.


Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande



No dia 23 de Julho de 2011, na Abertura do XXX Festival Internacional de Folclore - Vila Nova de Sande 2011, o Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande homenageou Manuel de Oliveira Martins com o vídeo que aqui apresentámos:



“Homenagem a Manuel de Oliveira Martins”
         Esta noite que vivemos, deixa transparecer um brilho especial na caminhada da vida do nosso Grupo Folclórico.
        O ano de 2011 fica marcado pela conquista do registo histórico de trinta anos de organização de Festivais de Folclore em Vila Nova de Sande.
        Ao longo dos anos, o Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande fez com que fosse possível promover uma constante partilha de culturas nacionais e internacionais, que se projetaram num só espaço, num só lugar, num só palco.
        Vila Nova de Sande conseguiu ao longo destes trinta anos, ser palco do País e ser palco do Mundo.
        Em cada ano, para além da inexplicável riqueza deste fenómeno cultural, os que assistem contemplam uma forte e profunda manifestação de paz e união global.
        Foram muitos os grupos folclóricos representativos de todos os pontos do país, que ao longo dos anos foram tendo oportunidade de marcar presença no Festival de Folclore de Vila Nova de Sande. Contudo, é importante também referenciar as participações internacionais que já recebemos. Por cá já passaram representações culturais da Checoslováquia, Índia, Hungria, Jugoslávia, Polónia, Espanha, Cuba, México, Brasil, Peru, Áustria, Alemanha, Rússia, Sérvia & Montenegro, Ucrânia, Geórgia, Roménia, Eslovénia, Colômbia, Eslováquia, Turquia, Moldávia, entre outras, que enriqueceram anualmente este ponto de encontro da cultura mundial.
Estão de parabéns todos aqueles que em nome do Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande, se empenharam para que este grande evento fosse sendo possível ao longo dos anos. Entre eles existiram pessoas que se destacaram de forma simples, voluntária e sincera.
Palavras houvesse que conseguissem descrever esse vazio, esse espaço intemporal que jamais poderá ser reocupado, essa imagem presa ao nosso coração que nos sufoca de tanta saudade.
A imagem e a presença forte de um ser e de um estar, que se encaixava com a maior naturalidade e simplicidade em qualquer situação.
A imagem de um ser e de um estar caracterizada por uma incondicional entrega total a causas justas.
A imagem de um ser e de um estar que se interiorizava dentro de nós como algo que nos fazia bem.
A imagem de um ser e de um estar em plena harmonia com o Amor:
O Amor à família, na sua verdadeira essência.
O Amor aos que estendiam a mão em busca de ajuda.
O Amor aos que não precisavam de a estender, porque eram ajudados.
O Amor aos seus ideais, aos seus princípios, às suas ideologias políticas.
O Amor à sua Terra, ao seu povo, à sua comunidade, à sua cidade.
O Amor incondicional aos seus inimigos.
O Amor à cultura dos seus antepassados, na sua fiel preservação e representação, através do Folclore local, regional e nacional.
O Amor imenso ao Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande, amor esse que sempre se manifestou de uma forma intensa e forte até aos seus últimos minutos de vida.
Manuel de Oliveira Martins, imagem de um ser e de um estar sem igual, maravilha perfeita da natureza da criação humana, obra-prima do perfil idealizado para o equilíbrio da vida, personalidade sustentada por linhas positivas de orientação.
        A ti agradecemos tudo o que foste para nós enquanto parte integrante da sociedade humana.
        A ti homenageámos todas as tuas obras, morais e materiais, que jamais te deixarão cair no esquecimento.
        A ti busquemos o exemplo que, embora único, nos convida a seguir.
        Em ti encontraremos inspiração para trabalharmos na existência da continuidade do teu legado.
        Eis que surge agora uma nova forma de te olhar. Admirámos-te como uma luz que, com o seu brilho nos ilumina para o amanhecer de um novo dia, e nos incentiva a sair da escuridão.
      Vemo-nos em ti, como reflexo que nos empurra para uma nova etapa, repleta de intensa vitalidade, com a certeza que sempre nos acompanharás.
        A saudade aumenta a nossa esperança de um dia te voltar a encontrar. Esperança essa que sempre nos habituaste com a tua frase: “Até qualquer dia, se Deus quiser”…


No dia 01 de Dezembro de 2012, Manuel de Oliveira Martins foi homenageado com o ÓSCAR MUNDIAL DO FOLCLORE (título póstumo).

O troféu foi recebido pela sua esposa, Fernanda Cunha, numa cerimónia realizada no Pavilhão Multiusos em Guimarães. 


O evento teve produção executiva da Federação do Folclore Português e dos Tempos Cruzados - Programa Associativo da Capital Europeia da Cultura - Guimarães 2012, e foi promovido pelo IGF (International Union of European and Extra-European Associations) que tem como objetivo galardoar um conjunto de personalidades, a nível mundial, pelo trabalho que fizeram ao nível da preservação e divulgação do folclore.
O Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande esteve presente nesta noite de homenagem e produziu o seguinte vídeo para esse momento especial.


Comentários

  1. Podemos sobreviver em angústia ou em desespero permanente, mas só vivemos de verdade quando a nossa vida provoca uma diferença significativa da vida das outras pessoas.E felizmente muitas pessoas e toda uma comunidade,que não só territorial mas também cultural, pode testemunhar o quanto o Sr.Manuel Martins sempre realizou essa diferença, o impacto que produziu e por isso ele continua a viver no meio de nós.Bem haja O Manuel Martins e abeçoados os que proseguem a sua obra. Com o reconhecimento do Delfim

    ResponderEliminar
  2. não hà palavras para descrever tudo que eu aqui tive o prazer de ler,somente posso dizer
    na vida não podemos agradar a todos,é assim meus caros amigos,mas quéro aqui simplesmente vos dizer que nimguem é profeta no seu Pais,nem na sua aldeia,este homem
    ficara para sempre uma figura carismatica,mesmo que não sendo nativo de vila nova
    joao barbosa

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares