"A Tradição vai à Escola"

Na passada sexta-feira, dia 16 de Fevereiro, o Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande realizou a iniciativa "A Tradição vai à Escola", inserida na programação das comemorações do seu 40º Aniversário, que decorreu na Escola EB1 de Além, Sande Vila Nova.
Aproveitando a celebração do Dia dos Namorados (14 de Fevereiro), o Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande realizou esta iniciativa, no sentido de elucidar as crianças para uma realidade bem diferente da que conhecem, vivida pelos seus antepassados.
Foi dado a conhecer aos mais novos, as características das vivências de um casal apaixonado, em finais do século XIX, princípios do século XX (época que o Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande representa), com referência a dois importantes ícones relacionados, do artesanato tradicional de Guimarães: o Lenço dos Namorados e a Cantarinha das Prendas ou dos Namorados.
Durante a apresentação desta nossa identidade cultural, as crianças demonstraram muito interesse e tiveram oportunidade de contacto físico com as referidas peças emblemáticas da tradição vimaranense. 
Para além de expor às crianças o Lenço e a Cantarinha dos Namorados, o Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande apresentou-lhes também um par com trajes representativos dos namorados de então, e algumas peças da tradicional filigrana, muito usada pelos nossos antepassados, e que eram oferecidas aos noivos, que as guardavam na Cantarinha das Prendas. Foi deixado também a cada criança, uma lembrança que marca a referida iniciativa e também o 40º Aniversário do Grupo.
O Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande agradece à Direção da Escola EB1 de Além de Sande Vila Nova pela oportunidade dada para a realização desta iniciativa  e fica a promessa de mais ações de interação com as crianças da comunidade, para que exista cada vez mais este contacto com a sua própria cultura tradicional desde cedo, o que consideramos muito importante.










Comentários

Mensagens populares